Jarbas Jarbas Author
Title: "Líbero" defende que o principal clube de Paris... é o Benfica
Author: Jarbas
Rating 5 of 5 Des:
"O Benfica é do povo" . Esta é apenas uma designação entre muitas atribuídas pela revista espanhola "Líbero", com ...

"O Benfica é do povo". Esta é apenas uma designação entre muitas atribuídas pela revista espanhola "Líbero", com publicações frequentes - como foi o caso desta sexta-feira - em parceria com site da liga espanhola. No sítio oficial do campeonato do país vizinho, o tema em análise esta sexta-feira é "A sedutora resistência do Benfica". O artigo aborda, entre outros temas, a dimensão mundial do clube sediado em Lisboa e que é considerado como o "principal clube de Paris", à frente do próprio Paris Saint-Germain. Eusébio, o "miúdo pobre e humilde de talento incomparável" não foi, claro, esquecido.

"Clubes como AC Milan, Internazionale, Juventus, Bayern München, Boca Juniors, Flamengo ou Santos têm o mesmo problema [do Al-Ahly, emblema com 40 milhões de adeptos no Egito]. São muito adorados nas suas cidades, inclusivé nos seus países, ganharam muitos troféus, alguns têm dinheiro e poder, mas fora da sua área de influência não são nada.

São respeitados como adversários temíveis. Mas têm essa coisa especial que os converteria no maior clube do Mundo? A resposta é não. Portanto, qual é afinal o maior clube do Mundo? O Benfica. E porquê? É um clube com uma trajetória histórica singular e irrepetível.

O Benfica ganhou o respeito mas, antes disso, conquistou o amor de milhões de adeptos em todo o Mundo. O Benfica conseguiu representar os emigrantes portugueses como nenhum outro clube do Mundo conseguiu entre as suas gentes.

Desta forma, o Benfica é o maior de Portugal mas também é o maior em Angola, Moçambique, Timor-Leste, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Mas não é apenas isto. Qual é o principal clube de Paris? Será o PSG que foi fundado em 1970? Não. É o Benfica.

É também o maior na Suíça, no Luxemburgo e tem uma enorme massa adepta na Alemanha, Nova Iorque, Toronto e África do Sul", pode ler-se na publicação a que se acrescenta que o emblema da águia "personifica a nostalgia e alma de um povo, inclusive daqueles que não são adeptos do clube".

Publicidade

 
Top