Jarbas Jarbas Author
Title: Emprestado faz auto-golo e dá título ao Sporting de Lisboa
Author: Jarbas
Rating 5 of 5 Des:
O dia em q ue o Sporting menciona Eusébio na "sua verdade" e esquece as suas velhas gl órias. Caso Manaca Carlos Albert...

O dia em que o Sporting menciona Eusébio na "sua verdade" e esquece as suas velhas glórias.

Caso Manaca

Carlos Alberto Manaca Dias, conhecido no mundo do futebol como Manaca, chega ao Sporting de Lisboa na época 1965/66, oriundo do Sporting Clube da Beira (Moçambique).

Fica três épocas de leão ao peito, nas quais faz apenas seis jogos durante a temporada de 1966/67, antes de ser emprestado ao Sanjoanense (1968/69). O regresso a Alvalade acontece na época seguinte, em 1969/70, onde permanece seis épocas, nas quais faz 169 partidas, antes de rumar ao Boston Minutemen (1975), Vitória de Setúbal (1975/76) e Sporting de Braga (1976/77).

Na época de 1977/78, Manaca, regressa ao seu clube do coração, o Sporting de Lisboa, onde completa mais 36 jogos, antes de ser novamente emprestado, desta vez ao Vitória de Guimarães (1978/79 e 1979/80). Ocorria a época de 1979/80, a duas jornadas do fim, Sporting de Lisboa e FC Porto tinham os mesmos pontos (48) e foi nessa jornada que ocorreu o "Caso Manaca".


O FC Porto recebia o Boavista nas Antas, já o Sporting de Lisboa jogava à mesma hora em Guimarães, frente ao Vitória Sport Clube... onde estava por empréstimo dos leões um jogador de seu nome Carlos Alberto Manaca Dias.

Aos 28 minutos, António Frasco (FC Porto), inaugurava o marcador diante do Boavista, mas a festa acabou oito minutos depois. Aos 36 minutos, num cruzamento para a grande área vimaranense, Manaca saltou e... cabeceou a bola para a própria baliza, foi o único golo da partida.

O Sporting de Lisboa podia comemorar o título, dado que tinham vantagem em caso de igualdade pontual. No fim-de-semana seguinte, a vitória sobre a União de Leiria confirmou o título.


Taça de Portugal e a digressão do Sporting à China

Algumas épocas antes, 1977/78, Manaca, conquistou a Taça de Portugal com a camisola do Sporting de Lisboa. O FC Porto foi o Campeão Nacional dessa época, ao fim de um jejum de 19 anos, e também se apurou para a final da Taça de Portugal, era uma final contra o Sporting em Oeiras. 

O Sporting de Lisboa vence o FC Porto em uma final a dois jogos, o primeiro acabou empatado a uma bola, foi um jogo polémico arbitrado por Francisco Lobo, já o segundo, arbitrado por Mário Luís e igualmente polémico, terminou com a vitoria do Sporting de Lisboa, 2-1.

Depois da conquista da Taça de Portugal, o Sporting, inicia uma digressão à China, a acompanhar a comitiva leonina, e vestidos de igual modo, viajaram dois árbitros. Um deles era (só) Mário Luís, o árbitro da segunda final, e que, por acaso, até tinha validado um golo irregular à equipa leonina.

Isto é que são muitas coincidências...

Publicidade

 
Top